O que é igreja a origem o seu significado etimológico
Origem da palavra igreja vem do Grego Ekklesia
No Novo Testamento a palavra igreja é uma tradução da palavra Grega Ekklesia que nunca se refere a um lugar de adoração, Deus não habita em templo por mãos de homens Atos 7.48 O Senhor diz O céu é o meu trono, e a terra é o estrado onde descanso os pés. Que tipo de casa vocês poderiam construir para mim? Como conseguiriam construir um lugar onde eu pudesse morar? Isaias 66.1 mas tem em vista uma reunião de pessoas. Na maioria esmagadora dos casos, Ekklesia. Indica uma associação local de crentes reunidos. Não se tem certeza das circunstância sob as quais Ekklesia tornou-se a palavra aceita para as congregações cristãs. A palavra aparece no novo Testamento na declaração de Jesus registrada em Mt 16.18 e Mt 18.17 no entanto, a menos que Jesus tinha falado Grego nessas duas ocasiões ( uma possibilidade muito remota ), é mais provável que Ekklesia, nesse texto, reflita a terminologia de Mateus e da igreja primitiva. Além disso, não há como determinar quais palavras hebraicas ou aramaicas Jesus poderia ter usado, pois Ekklesia poderia ser usada para traduzir pelo menos três palavras semitas diferentes. Tampouco é provável que Ekklesia deva sua origem aos primeiros fieis de Jerusalém. Em atos, existe uma variedade do que parecem ser autodenominações dos membros dessa comunidade, tais como os irmãos os discípulos, seguidores do caminho, ou os santos , mas não existe evidencia de que eles se chama-se de igreja.
É mais que provável que tenha sido entre os cristãos judeus que falavam grego e os seus partidários gentios que a palavra tenha parecido pela primeira vez e no contexto da sua própria tradição cultural. No mundo grego, a palavra Ekklesia normalmente se refere a uma reunião. Também era usada tecnicamente para referir-se ás assembleias regularmente agendadas dos cidadãos de uma cidade grega. Em atos 19.39 é fornecido um exemplo desse uso, quando o escrivão da cidade Éfeso disse ao povo que eles deveriam encaminhar qualquer ação contra os companheiros de Paulo em um legitimo ajuntamento , ou seja Ekklesia
Também é possível que os cristãos judeus no mundo helênico tenham introduzido a palavra Ekklesia , porque essa era uma das duas expressões básicas usadas na septuaginta ( LXX ), significa ano 70 depois de cristo para designar o povo de Deus. A palavra Ekklesia traduz quase 100 vezes a palavra Hebraica qahal, que significa assembleia. A outra palavra usada para traduzir qahal era synagoge, mas esse termo já havia sido incorporado pela comunidade judia que falava grego para designar os seus lugares de reunião. Os discipulos Perguntaram ao Mestre Jesus Veja que templo edificio imprecionante, Cristo disse não ficara pedra sobre pedra que não seja destruido, Marcos 13.1-2 ou seja fala-se do templo de pedra a qual foi dstruido no ano 70 D.C, igreja é duas pessoas reunidas em nome de Jesus ai se faz presente o corpo de Cristo a igreja.
Qualquer que tenha sido a maneira como Ekklesia veio a chamar a atenção dos cristãos seu rápido progresso, passando a ter um uso geral, e sua predominância sobre outros termos concorrentes não podem ser vistos como acidentais. Dois fatores parecem ser responsáveis por isso. O primeiro em importância é a consciência, por parte dos cristãos, do desenvolvimento paralelo que eles mantinham com o povo de Deus do Antigo Testamento. A assembleia do antigo Testamento foi estabelecida quando Deus convocou Israel no monte Sinai Deuteronômio 5.22; 9.10; 10.4; 18.16. e pala sua própria palavra e por seus atos foi criada a comunidade da aliança. Daquela época em diante, os israelitas tornara- se a qahal ( Ekklesia ) de Deus ativamente engajada nos propósitos da revelação e da salvação concedidas por Deus, expressas pelos poderosos acontecimentos através dos quais Deus intervém na historia de uma forma redentora, e impulsiona a aliança em direção ao seu cumprimento final e Universal ou seja no mundo todo do Grego "katholikos" que significa universal.
Da mesma maneira, qahal ou Ekklesia do Novo Testamento foi convocada por Deus pela palavra divina, o Eterno Logos. Jesus Jo 1.1. ela também foi criada como uma comunidade de aliança, e tendo recebido uma nova aliança por meio do sangue de Jesus, foi alcançada pelo grande programa redentor de Deus. Assim os cristãos, pelo uso que os cristãos do nome de Jesus, dão testemunho de que são sucessores diretos de Israel como herdeiros da esperança de israel. O uso que os cristãos faziam de outras expressões que tradicionalmente se referiam a Israel confirma essa argumentação. Os primeiros cristãos são chamados, no Novo Testamento de os eleitos a semente de Abraão as doze tribos estrangeiros da dispersão, e Israel de Deus.
O nascimento da igreja foi reconhecido pelos cristão como um comprimento de parte da aliança feita com Abraão e Moisés. Deus tinha feito um pacto com os israelitas pelo qual Ele iria estabelecer um povo que seria seu, e que iria receber as sua promessas. Esse povo seria sua propriedade peculiar um reino de sacerdotes, uma nação santa, aquele que levaria sua luz as nações Êxodo 19.5-6. E exatamente nesses termos que Pedro dirige-se á comunidade do Novo Testamento em sua primeira carta. Eles são eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo... que...nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os morto, para uma herança incorruptível, incontaminável e que se não pode murchar 1Pedro 1.2-4 Eles são preciosos como pedras que vivem edificados casa espiritual para serem sacerdócio santo a fim de oferecem sacrifícios espirituais 1Pedro 2.4-5 Eles tornaram-se a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para anunciarem as virtudes daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz 1Pedro 2.9. O segundo fator para a escolha final do termo Ekklesia pela comunidade cristã esta relacionado com a rejeição do Messias pelos judeus. Um povo de Deus havia sido estabelecido. Para esse povo era adequada a escolha de uma palavra da versão ( LXX ), significa ano 70 depois de cristo que historicamente se referisse ao povo de Deus, um nome familiar pelo seu uso e pelas suas associações, sagrado por fazer parte do livro Divino, do qual a oposição judaica ainda não se apropriado.
Origem da igreja
Existe muita diferença de opinião a respeito da data de origem da igreja. Ela teve inicio no Pentecoste, ou naquela época foi meramente constituída sob a forma que teria no Novo Testamento? Aqueles que acreditam que a igreja teve inicio no Pentecoste ressaltam que afirmação de cristo em MT 16.18 edificarei a minha igreja , apresenta o verbo no futuro e faz alusão a uma época pelo menos subsequente a essa afirmação. Adicionalmente, eles argumentam que alguém se torna um membro da igreja por meio do batismo no Espírito Santo, que assim o une ou o identifica com o corpo místico de Cristo ( 1Co 12.13 ).O batismo no Espírito Santo era um evento futuro nos Evangelhos ( Mt 3.11 Mc 1.8 Lc 3.16 Jo.1.33 ) ela já havia concedido pela primeira vez. Onde mais alguém poderia logicamente começar o batismo a não ser no Pentecoste? Se o começo do batismo no Espírito Santo, por de qual alguém se torna membro da igreja, ocorre no pentecoste, então a igreja deve ter começado ali. Alem disso o apostolo Paulo refere-se ao Espírito Santo em Efésios 3.2-11, e ressalta que ele fala do ministério... o qual, noutros séculos, não foi manifestado aos filhos dos homens,como, agora, tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas Efésios 3. 3-5. Outros respondem que essa passagem não nega claramente a existência anterior da Igreja, mais apenas afirma que sua extensão não tinha sido dada a conhecer eles, como tinha sido aos apóstolos, Em outras palavras, embora o Antigo Testamente certamente tivesse dado indicações de que os gentios iriam receber o evangelho quando o messias viesse ( Is 9.2; 11.10; 42.6; 49.6; 60.3; 66.12 Amós 9.12 ), Ele não deixava clara e Eliminação da divisão, ou da parede de separação entre os judeus e os gentios
( Efésios 2.14; 3.9 ) A isto, eles acrescentam que unidade da aliança da graça-de que a salvação, em todos os tempos e com todas as revelações, foi oferecida sobre a base da graça de Deus e por meio da fé – e o ensino de Romanos 4 a respeito da justificação pela fé, anterior a lei no caso de Abraão sob,a lei no caso de Davi, e na época do Novo Testamento mostra a existência da igreja no Antigo Testamento e sua continuidade no Novo Testamento.
A Natureza da Igreja
A verdadeira igreja é única, como esta indicado pelo uso singular da palavra em Efésios e em várias outras passagens, quando se faz referencia a todos os fieis ( 1co 15.9 Gl 1.13 Cl 1.18,24 1Tm 3.15 ). Apesar disso havia muitos grupos locais conhecidos como a igreja naquele lugar W.C . Robinson explica o paradoxo: Onde quer que a igreja se reúna, ela existe como um todo, ela é a igreja naquele lugar. A congregação em particular representa a igreja universal a palavra no Grego Khatholikós Significa Geral universal Ou seja a igreja em geral todo o povo de Deus, nos 4 canto da terra essa palavra foi aplicada pela primeira vez á igreja de Roma no século II por Inácio de Antioquia, um de Seus fundadores. A congregação é o seu relacionamento com Deus e com Jesus Cristo igrejas de Deus... Em Cristo Jesus ( Ts2.14 ). A igreja é de Deus porque Ele a estabeleceu pelos atos sobrenaturais de vir a terra na pessoa de seu Filho por meio do nascimento virginal, comprou um povo por meio do sacrifício substitutivo do seu Filho, ressuscitou o Filho dos mortos para promover a vida Eterna, enviou o Espírito Santo para abastecer e equipar os seus santos. Há pelo menos 8 imagens mo Novo Testamento que representam a relação de Cristo com sua igreja: 1 o Pastor e as ovelhas ( Jo 10.1-30, Atos 20.28, Hb 13.20 ) 2 A videira e os ramos ( 15.1-17 ) 3a Pedra angular ou a fundação e as pedras de um templo sagrado ( Ef 2.20-22, 1Co 3.9-17, 1Pe2.4-8 ) 4 o Sumo sacerdote e o reino de sacerdotes ( Hb 5.1-10, 6.13, 8.6, 1Pe 2.5, 2.9 Ap 1.6 ) 5 a cabeça e o corpo que tem muitos membros ( Ef 1.22-23, Ef 4.4 verso 12 e verso 15 Ef 5.23,30 1Co 12.12-27 Cl 1.18; 2.19 ) 6 o Noivo e a noiva no caso a noiva é a igreja ( Jo 3.29; 2co 11.2 Ef 5.25-33 Ap 19.7-8 ) 7 O primogênito entre muitos irmão ou as primícias ( Rm 8.29; 1Co 15.20-23; Ap 1.15 ) 8 O Senhor e os servos ( Ef 6.5-9; Cl 3.22; 4.1 1Co 7.22-23; Rm 6.18.22 Fp 1.1 ). Estas e outras descrições revelam que a vida da Igreja, sua santidade e sua unidade estão em Cristo ( Cl 3.3-4; 1Co 1.30; Gl 3.28; Jo 17.21-23 ).
Ministério e Missão da Igreja
Como um corpo, um organismo vivo, a Igreja deveria crescer para a maturidade, a medida da estatura completa de Cristo´´ ( Ef 4.13 ; 14-16 ) Como ajuda para esse desenvolvimento, Cristo deu alguns dons á sua igreja, sob a forma de homens que realizaram varias tarefas. Alguns eram apóstolos, e outros eram profetas, evangelistas, e pastores-doutores, para equipar os santos para a obra do ministério ( Ef 4.11-12 ). Como os membros da igreja eram Batizados no Espírito Santo, cada um tinha um dom espiritual, ou mais, para edificar os outros na comunidade de crentes ( 1Co 12.4-13 Rm 12.3-8 ). Cada um deveria servi de acordo com sua chamada e com sua habilidade ( 1Pe 4.10-11). A igreja também deveria crescer no sentido de expansão. Cada crente deveria ser uma testemunha de Cristo por meio do poder do Espírito Santo ( Atos 1.8 ), levando o evangelho a todas as criaturas, fazendo discípulos em todas as nações ( Mc 16.15 ; Mt 28.19 ). Embora todos os crentes tivessem uma posição igual perante Cristo, o cabeça, a igreja organizou-se com a finalidade de assegurar seu funcionamento pratico e ordenado aqui na terra. De certo modo, os apóstolos e os profetas eram sua fundação ( Ef 2.20 ), os representantes autorizados por Jesus Cristo para completar a revelação de sua Palavra para seu povo. Nesse sentido básico do apostolado, não poderia haver sucessão dos apóstolos depois daqueles que haviam testemunhado o mistério da ressurreição do Senhor Jesus ( Atos 1.21,e capitulo 22 ) e perseveravam na doutrina dos apostolos indo de casa em casa no partir do pão e nas orações atos 2.42 não existe sucessão apostolica o Apostolado encerrou em Paulo de tarço, A doutrina de cristo veio atraves dos santos profetas e apostolos Pelo Espírito de Deus. Nem os pais da igreja ousou usar este titulo de apostolos porque não existe.
Os apóstolos instituíram os diáconos ( Atos 6.1-6 ) e os anciões ( ou presbíteros ; At 14.23; 20.17-38 Fp 1.1; 1Tm 3.1-7 ; Tt 1.5-7; 1Pe 5.1-4; Tg 5.14 ) para presidir as igrejas locais e dar-lhes a orientação necessária. Qualquer que fosse a função na qual cada crente servisse, é importante observa que ele era escolhido e então guiado e capacitado pelo Espírito Santo De uma forma não especificada, o Espírito Santo revelou que Barnabé e Paulo deveriam ser enviados como missionários ( Atos 13.1-3). Da mesma forma os anciãos de Éfeso foram estabelecidos como lideres da comunidade pelo Espírito Santo ( Atos 20.28 ). Uma declaração profética acompanhou os dons espirituais conferidos a Timóteo em sua consagração ( 1Tm 4.14 ) Paulo e Silas foram conduzidos a Trôade pelo Espírito Santo ( Atos 16.6-8 ). Dessa forma, o principal ministério da igreja consistia em servir ao Senhor ( Atos 13.2ª ) adorá-lo como sacerdotes por meio do Espírito Santo que habita dentro de cada um, Somos o templo de Deus ( 1Co 3.16; Fp 3.3 ) e fazer sua vontade na terra, realizando sua obta por meio do poder de seu Espírito ( Jo 14.12, 16 e 17 ) A presença sobrenatural caracterizado a Igreja em todos os momentos.
Comments